Pesquisar:

Notícia publicada em: 08/06/2020 às: 13:35:22
Por: Comunicação FATEB
FATEB realiza entrega de recursos pedagógicos à Secretaria de Educação de Birigui

O contexto atual, marcado pela pandemia do novo coronavírus, trouxe inúmeros desafios à área da Educação, principalmente quanto à impossibilidade de realização de aulas presenciais. Diante dessa realidade, a FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), por meio do curso de Licenciatura em Pedagogia, pensou em estratégias que pudessem proporcionar benefícios de ensino-aprendizagem às crianças com necessidades especiais. Assim, nasceu o projeto “Desafios às práticas pedagógicas lúdicas e inclusivas frente a pandemia do Covid-19”, desenvolvido junto às turmas do 3º e 5º termos.

 

Para o 3º termo, o projeto esteve vinculado à disciplina “Desafios da Educação Básica no Século XXI”, sob orientação da Profª. Ma. Mariane Della Coletta Savioli, articulado com a disciplina de Estágio Supervisionado I, tendo como orientadora a Profª. Dra. Lucy Mary Soares Valentim. Para o 5º termo, integrou o programa da disciplina “Educação na Diversidade”, lecionada pela professora Mariane, e também o Estágio Supervisionado III, orientado pela Profª. Dra. Lucy.

 

Durante o projeto, nossos estudantes colocaram em prática os aprendizados adquiridos em aula e produziram recursos lúdico-pedagógicos capazes de contribuir com o processo de aprendizagem das crianças. Foram desenvolvidos aproximadamente 180 recursos, como jogos que estimulam diversas capacidades cognitivas. Cada atividade é acompanhada de orientações escritas por nossos alunos, de modo que as próprias famílias podem aplicar as atividades às crianças, com facilidade.

 

A entrega dos recursos aconteceu na manhã da segunda-feira, 08 de junho, na sede da Secretaria de Educação de Birigui. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Meiriane Aparecida Beltran; a coordenadora de Educação Especial, Maria Lúcia Terra; a coordenadora do curso de Pedagogia da FATEB, Ma. Ana Cristina de Souza Marin; as professoras da FATEB, Ma. Mariane Della Coletta Savioli e Dra. Lucy Mary Soares Valentim e as professoras de Educação Especial de Birigui, Juliana Vasques Onohara e Maria Isabel Grizoli. Representando as turmas dos 3º e 5º termos de Pedagogia, estiveram os alunos Beatriz Ramos Hipólito e Matheus Henrique Gomes, respectivamente.

 

A secretária Meiriane e a coordenadora Maria Lúcia destacaram a importância da iniciativa e agradeceram a FATEB pela contribuição.

 

“São ferramentas de ensino que proporcionarão muitos benefícios às crianças. Em tempos marcados por tantas dificuldades, são estratégias como estas que fazem toda a diferença”, disse Meiriane.

 

Em função da suspensão das aulas (devido ao coronavírus), as escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui estão entregando aos pais as atividades escolares que devem ser feitas nas casas. Os materiais produzidos pela FATEB serão entregues junto com as atividades.

 

“As atividades desenvolvidas são monitoradas pelas equipes gestoras das unidades escolares. É um plano de aula que a Educação entrega aos pais. O plano conta com um questionário, que é uma devolutiva dos pais aos profissionais da Secretaria de Educação de Birigui”, explicou a coordenadora de Educação Especial, Maria Lúcia Terra.

 

A FATEB, em nome do diretor interino Profº Dr. Wagner José Dizeró, agradece a parceria e confiança da Prefeitura Municipal de Birigui e se coloca à disposição para a realização de novos projetos que contribuam diretamente com a população.