Pesquisar:

Notícia publicada em: 04/06/2020 às: 10:48:56
Por: Comunicação FATEB
Alunos de Pedagogia desenvolvem recursos lúdicos para crianças da Educação Especial

Promover a inclusão por meio de atividades lúdicas e educativas é o objetivo do projeto “Desafios às práticas pedagógicas lúdicas e inclusivas frente a pandemia do Covid-19”, desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Pedagogia da FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui). A atividade é realizada pelas turmas do 3º e 5º termos de Pedagogia e tem a finalidade de pensar e desenvolver estratégias voltadas a contribuir com o desenvolvimento educacional dos estudantes da Educação Especial, matriculados na Rede Municipal Pública de Birigui.

 

Para o 3º termo, o projeto está vinculado à disciplina “Desafios da Educação Básica no Século XXI”, sob orientação da Profª. Ma. Mariane Della Coletta Savioli, articulado com a disciplina de Estágio Supervisionado I, tendo como orientadora a Profª. Dra. Lucy Mary Soares Valentim. Para o 5º termo, integra o programa da disciplina “Educação na Diversidade”, lecionada pela professora Mariane, e também o Estágio Supervisionado III, orientado pela Profª. Dra. Lucy.

 

O projeto tem como proposta desenvolver uma atividade/ação de forma colaborativa com a Prefeitura Municipal de Birigui, por meio da Secretaria de Educação e do setor de Educação Especial Inclusiva, representadas respectivamente pela Secretária de Educação, Meiriane Aparecida Beltran, e pela Coordenadora de Educação Especial, Maria Lúcia Terra.

 

Diante dos desafios impostos pelo contexto de isolamento social, os alunos realizaram estudos teóricos sobre como desenvolver práticas educacionais humanas, que possam contribuir com o desenvolvimento educacional, cognitivo, social e emocional das crianças com necessidades especiais. Subsequente aos estudos, nossos alunos do 3º e 5º termos de Pedagogia elaboraram recursos lúdicos, com as especificidades necessárias para sua aplicação em casa pelos responsáveis por essas crianças. Os recursos serão entregues à Prefeitura na próxima segunda-feira, 8 de junho.

 

A iniciativa reforça valores éticos, sociais e de benevolência e mostra como é importante promover a inclusão das pessoas com deficiência e seus familiares na sociedade, de forma humana e igualitária. O projeto substitui o tradicional almoço promovido anualmente pelos alunos da FATEB junto às mães atendidas pelo Berçário Especial de Birigui, visto que o contexto da pandemia impede reuniões presenciais; em 2020, o projeto chegaria à 15ª edição (XV Campanha de Conscientização Sobre a Inclusão de Pessoas com Direitos Especiais). Com a produção dos recursos, nossos alunos não deixarão de acolher as famílias, oferecendo possibilidades lúdicas e de aprendizados.