Pesquisar:

Notícia publicada em: 10/10/2019 às: 16:59:00
Por: Comunicação FATEB
Júnior Tserewi (etnia Xavante) em bate-papo com o 4º termo de Pedagogia

A aula de Metodologia da Alfabetização, ministrada pela professora Drª Áurea Esteves Serra na noite de 09 de outubro foi especial. Recebemos a visita do professor Junior Junior Tserewi, da etnia Xavante. Ele tem 22 anos e leciona na aldeia Teihidzatsé em uma sala multisseriada que atende alunos da pré-escola I (Educação Infantil) até o quinto ano do Ensino Fundamental.

 



Professor Junior alfabetiza as crianças na língua xavante. Também trabalha com aulas de reforço escolar, tradução da língua xavante para o português em uma escola na cidade de Campinápolis-MT. Professor Junior pertence ao quadro de funcionários da Secretaria de Educação, de Campinápolis-MT. Essa integração de culturas proporcionou muitas experiências de aprendizagem a todos os envolvidos. Durante o bate-papo, Junior partilhou as experiências e as tradições de sua tribo.

 


Agradecemos ao Junior pela disponibilidade; ao padre Paulo, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Bilac, por ter mediado nosso contato com o Junior. Também agradecemos à missionária claretiana, irmã Cecília, que desempenha trabalhos na aldeia de Junior. Nosso muito obrigado também ao Jonas, que transportou Junior de Bilac a Birigui.