Pesquisar:

Notícia publicada em: 03/05/2019 às: 15:01:15
Por: Comunicação FATEB
Secretaria de Saúde de Birigui realiza neste sábado (04) dia D da campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realizará no neste sábado, dia 04 de maio, o dia D de vacinação contra a gripe. As dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica estarão abertas das 8h às 17h para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.

A vacina será aplicada também até as 17h em três postos volantes: escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2; no hipermercado Muffato e no supermercado Bandeirante, no bairro Silvares. Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.

“É importante se vacinar antes do início da circulação dos vírus causadores da influenza (gripe), a vacina protegerá contra as formas mais graves da doença que pode evoluir com internação ou óbito”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves. A vacina protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra o inflluenza B.

 

BALANÇO

Até o dia 25 de abril, 5.504 biriguienses procuraram as unidades de saúde para se vacinar, o que representa 18,77% do público-alvo. Desde o início da campanha já foram vacinados 2.955 idosos acima de 60 anos; 1049 crianças de seis meses a menores de cinco anos; 702 profissionais da saúde; 306 gestantes e 58 puérperas.

 

Grupos Prioritários

 

•          Pessoas com mais de 60 anos

•          Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

•          Gestantes

•          Mães no pós-parto (até 45 dias)

•          Pessoas com necessidades especiais

•          Doentes crônicos

•          Professores

•          Profissionais da saúde

•          Profissionais das forças de segurança e salvamento

 

PREVENÇÃO

 

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A população em geral deve adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar, imediatamente, o médico.

  

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa