Pesquisar:

Notícia publicada em: 16/10/2018 às: 16:19:30
Por: Comunicação FATEB
Festival Literário de Birigui terá sete sessões de contações de histórias para o público infantil

A 5ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) traz para o público infantil sete sessões de contações de histórias. O objetivo é incentivar a leitura, imaginação e a criação entre a criançada. O festival acontece de 17 a 21 deste mês, realizado pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC.

Na quarta-feira (17), às 13h30 e às 14h, os alunos do Colégio Criando Asas recebem a contação de história com teatro de sombras, com a escritora Luana Maria Barbosa de Souza. Na oportunidade, a autora lançará o livro “O Sol não quer brincar”, em formato ebook (que pode ser lido em computadores, celulares e tablets).

Na quinta-feira (18), às 9h, a Cia Apocalíptica, de São José do Rio Preto, apresenta a contação “Um Mundo de Contos e Segredos”. Na sexta-feira (19), às 8h30, a escritora biriguiense Maria José Pinheiro de Moraes apresenta a história do seu novo livro “Gatos e Ratos”, com dramatizações e recursos lúdicos de mediação literária. Ambas sessões serão na Biblioteca Municipal.

Também no dia 19, o Abrigo Vó Tereza e o Recanto do Vovô recebem a sessão “Cante um Conto”, com a poeta e arte-educadora Lu Mota, e seu filho, o ator e músico Renan Augusto. Eles contarão histórias a partir de suas próprias vivências pelos cantos do Nordeste e da África do Sul. As sessões serão às 10h e às 15h, respectivamente. As instituições estarão abertas ao público em geral.

 

TRÊS GATOS SUJOS

O ator e narrador de histórias no projeto Esopo em Dó Maior, Markito Alonso, apresenta no sábado (20), às 15h, no Sesc Birigui, a contação “Três Gatos Sujos”. Recheada de mistério e sonhos, a história levará o público a viver a vida de um gato que, graças a um pacto entre o prefeito e o diabo, vai parar numa cidade onde não existem gatos.

Já no domingo (21), a Cia. Artes Negus traz para a praça Dr. Gama, às 18h, a produção “Esses Viajantes e suas Historietas”. Para narrar as histórias, o grupo utiliza várias linguagens artísticas, como artes cênicas (teatro e palhaçaria), literatura e artes visuais. A companhia é vencedora de vários prêmios, como o Funarte Petrobras Carequinha, em 2012, com o espetáculo “Mimesis”.

 

RESERVAS DE GRUPOS

Para as sessões dos dias 18 e 19 é necessário fazer reservas de grupos. As escolas das redes pública ou particular de ensino e entidades sociais do município que desejam levar os alunos para as atividades devem fazer agendamento na Biblioteca Municipal, pelo telefone (18) 3644-9677 ou pelo e-mailflibi.birigui@gmail.com.

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes