Pesquisar:

Notícia publicada em: 10/08/2018 às: 16:48:41
Por: Fateb
Professora da FATEB é destaque na Universidade de Oxford

A professora Áurea Esteves Serra docente da FATEB é a primeira biriguiense a cursar o Master em Liderança e Gestão Pública do Centro de Liderança Pública em São Paulo, com Módulo Internacional na Universidade de Oxford.


Ela esteve no mês de junho na Blavatnik School of Government, Oxford - Inglaterra, cursando o módulo de extensão internacional “Implementation in Government Programme”, oferecido pela escola do governo britânico.


No referido curso a professora Áurea teve a oportunidade de ter aulas dentro do parlamento britânico com alguns chefes do governo, Lord Stewart Wood, Baron Wood of Anfield (Programme Director Fellow of Practice at Blavatnik School of Government), o RT Hon Ben Gummer e John Alexander Manzoni.


A Universidade de Oxford é uma instituição de ensino superior pública britânica, situada na cidade de Oxford, sendo uma das mais importantes instituições de ensino do Reino Unido. É a mais antiga universidade do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa. Apesar de não se conhecer a sua data de fundação, existem evidências de ensino naquele local desde 1096. A partir de 1167, quando o rei Henrique II proibiu os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris, a Universidade de Oxford expandiu-se rapidamente. A Biblioteca da Universidade de Oxford é a Bodleiana, uma das mais antigas bibliotecas na Europa e na Grã-Bretanha é o segunda em tamanho. Bodleian reune mais de 13 milhões de itens impressos. Aberta para os estudiosos em 1602, incorpora uma biblioteca anterior construída pela Universidade no século XV, a casa de livros doadas por Humfrey, Duque de Gloucester. Desde 1602 tem expandido, lentamente no início, mas com o aumento da dinâmica nos últimos 150 anos, para manter o ritmo com a acumulação crescente de livros, papéis e outros materiais, mas o núcleo dos edifícios velhos manteve-se intacta.


Em 2017, Serra participou de um processo seletivo concorrendo com 285 gestores públicos (prefeitos, secretários estaduais, municipais, assessores do Governo Estadual e Federal) de todo o Brasil, na qual foram selecionados 35 alunos de 10 estados brasileiros para o Master em Liderança e Gestão Pública do CLP.

 

O curso tem a duração de 17 meses e será concluído em dezembro/2018. A estratégia de ensino do CLP é baseada em uma pedagogia participativa tendo como objetivo a melhoria de processo na administração pública.

 

Quando perguntado a professora Áurea para deixar uma palavra sobre o curso esta relata: “O conhecimento propicia a formação para uma gestão pública atualizada aos anseios dos cidadãos na qual o reconhecimento vem do comportamento dos servidores públicos modelo e não por meio da bonificação, barganha ou troca de favores”. E recordando as falas de chefes de notícias do parlamento; Katie Martin, James Roscoe e Brendn O" Grady destacou: "um líder político precisa ser organizado, manter a calma, ter planos e em algo macro tomar a dianteira, coordenar, saber sobre tudo o que acontece e o que todo mundo esta fazendo no seu governo para alcançar resultados por meio de redes colaborativas quebrando assim as divisões entre os departamentos de governo, posições e interesses".


Vale lembrar que a universidade de Oxford opera a maior editora universitária do mundo e tem o maior conjunto de bibliotecas do Reino Unido. A biblioteca Bodleiana é a principal biblioteca da universidade de Oxford, e tem sido uma biblioteca de depóstio legal por 400 anos. "Entre os seus ex-alunos, a Universidade de Oxford conta com 27 vencedores do prémio Nobel, 26 Primeiros-Ministros (o mais recente é David Cameron) e vários Chefes-de-Estado estrangeiros".

 

Fonte: http://www.ox.ac.uk/