Pesquisar:

Notícia publicada em: 17/11/2015 às: 06:34:06
Por: Fateb
XX Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE

A docente do curso de Pedagogia da Fateb, Mariane D. C. Savioli Garzotti de Araujo, esteve presente em Presidente Prudente, SP, no XX Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE, no período de 19 a 22 de Outubro em 2015, realizado pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Neste evento,estiveram presentes, grande número de estudantes, professores e profissionais das diversas áreas do conhecimento do Estado de São Paulo e demais Estados da Federação. 

 

O programa foi cuidadosamente elaborado, de modo a proporcionar aos participantes novas e diferentes visões, perspectivas e linhas de pensamento. Portanto, foram realizadas conferências, palestras, mesas redondas e fóruns, relacionados ao tema central do evento, além das comunicações orais e apresentação de painéis com resultados de trabalhos realizados. 

 

No evento, a docente Mariane apresentou, no dia 20 de outubro dois artigos, sendo um, intitulado ANDRAGOGIA: UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA PARA O ALUNO ADULTO, artigo este realizado em coautoria com a ex-aluna do curso de Pedagogia,também da Fateb, Verônica Nogueira Vanni e a professora Dra, Carmen Lúcia Dias, docente do programa de Mestrado da Unoeste, e que destacou a importância de haver um ensino que seja direcionado para as habilidades e competências do aluno adulto, isso porque adultos e crianças, além de aprenderem de forma diferente, possuem em seu cotidiano dinâmicas distintas das crianças, o que implica ao educador propor estratégias de ensino e motivações adequadas a este público. 

 

O segundo artigo, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:  VIVÊNCIA NA DISCIPLINA PRÁTICAS DOCENTES E NOVAS TECNOLOGIAS, também contou com a coautoria de Valéria Isaura de Souza e das professoras Dras. Do programa de Mestrado em Educação da Unoeste, Raquel RosanChristinoGitahy e Adriana Aparecida de Lima Terçariol, uma vez que nos últimos anos as TAs vêm progredindo e destacando-se no processo de ensino e de aprendizagem na educação inclusiva. O estudo objetivou proporcionar o conhecimento de diferentes tecnologias existentes, em especial, na área de Educação Inclusiva, levando os pós-graduandos a compreenderem suas possibilidades de aplicação nas práticas pedagógicas educacionais. 

 

Entre os diversos palestrantes que estiveram no ENEPE, pode-se destacar o professor José Manuel Moran, que propõe um novo olhar sobre as Novas Tecnologias Educacionais Digitais e o uso da Educação a Distância e novas alternativas de formação por meio dos recursos midiáticos. Também esteve participando deste evento, o professor Cláudio Braz de Figueiredo, também docente da Fateb.