Pesquisar:

Notícia publicada em: 16/09/2014 às: 08:26:06
Por: Fateb
2ª Semana de Design

Na terça-feira (09/09), foi realizada a II Semana de Design, organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) em conjunto com o SEBRAE, SENAI, CIESP e a Prefeitura Municipal de Birigui. O evento, que conta com a participação de diversos palestrantes renomados no cenário do design no Brasil, aconteceu no auditório do Senai de Birigui entre os dias 09 e 11 de setembro. O ciclo de palestras teve início às 19h30 e as inscrições foram feitas com antecedência no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), pelo telefone 3641-5053. 

 

A II Semana de Design é um evento voltado ao fomento do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico das indústrias da região. Espera-se que o empresariado local entenda o design como um motivador da inovação e crescimento comercial, o que tende a proporcionar maior competitividade e, consequentemente, aumento de emprego e desenvolvimento social em nossa cidade. 

 

Os palestrantes convidados têm larga experiência no uso do design e na capacitação de mão de obra especializada na área. Com isso, entendemos que o evento trará não apenas o empresariado, mas os profissionais dos setores de desenvolvimento e comunicação das empresas, juntamente com estudantes e profissionais ligados ao design. 

 

A primeira palestra, intitulada “O design como estratégia de competitividade”, aconteceu no dia 09 de setembro e foi ministrada pelo coordenador do curso de design da UFPR, Ken Fonseca, que atua há muitos anos como consultor pelo Centro Brasil Design e tem grande experiência na área de design de produtos e gestão de design.

 

No segundo dia, Sheila Brabo, gerente de design do Senai SP, tratou o tema “O desenvolvimento do design no Senai” como foco de sua palestra. O Senai tem realizado grandes projetos na área do design e vai compartilhar essa experiência com todo o meio empresarial de nossa região. 

 

Por fim, a palestra “Pensamento estratégico em design”, foi realizado pelo designer Marcos Batista, professor do Instituto Europe di Design e designer de móveis. Marcos Batista tem realizado grandes projetos em parceira com o SEBRAE em algumas regiões do Brasil. Sua vinda para Birigui deve ser entendida como uma oportunidade de criarmos uma identidade aos produtos locais, aumentando nossa competitividade.