Pesquisar:

Destaque publicado em: 09/04/2020 às: 13:40:29
Por: Comunicação FATEB
COMUNICADO AOS ALUNOS – PANDEMIA CORONA VÍRUS

Prezados alunos e alunas,

 

Como deve ser de conhecimento de todos, o mundo enfrenta uma crise de saúde devido à pandemia de corona vírus. A disseminação mundial do vírus foi rápida e atingiu o Brasil no período de início de nossas atividades acadêmicas. Foi algo enfrentado pela primeira vez na história da FATEB. Inicialmente, aguardamos a manifestação de outras autoridades, como governos federal, estadual e municipal, além do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, ao qual nossa instituição é vinculada.

 

Não houve tempo hábil para discutir as melhores alternativas junto aos alunos e foi preciso suspender as aulas presenciais. Iniciamos, de forma emergencial, ações para tentar minimizar os prejuízos acadêmicos, pedindo aos Professores que preparassem atividades didáticas para serem passadas aos discentes, sem ter nenhuma certeza de quanto tempo isso levaria.

 

Agora, em virtude de apontamentos feitos pelos próprios alunos, estamos procurando aprimorar esse atendimento a distância. A partir da próxima semana será padronizado que todos os Professores deverão usar o ambiente do Google Classroom para passar atividades acadêmicas. O acesso ao sistema será usado como registro de presença. Estamos incentivando os docentes a disponibilizarem vídeo aulas para facilitar o aprendizado.

 

Mas enfatizamos: as aulas presenciais da FATEB deverão ser retomadas o mais breve possível. É um momento difícil, mas irá passar. Buscaremos ações para minimizar eventuais danos pedagógicos causados pela pandemia, revendo outras formas de reposição de conteúdo, caso seja necessário e, ainda, revisando o calendário de provas e os critérios de avaliação para este semestre. Inicialmente, o período de julho deverá ser mantido como período de férias, salvo em caso da quarentena se prorrogar por muito mais tempo. Faremos todo possível para mitigar toda dificuldade enfrentada por todos.

 

Questões financeiras também poderão ser negociadas, mas individualmente. Como uma fundação sem fins lucrativos, não é possível conceder descontos na mensalidade, pois isso caracteriza renúncia de receita, o que é proibido por lei. Mas, será analisado individualmente eventuais dificuldades. 

 

Quanto a alegação de diminuição de despesas pelo lado da FATEB, isso não se concretiza, pois a maior despesa, da instituição é com folha de pagamento, encargos trabalhistas e INSS responsável por cerca de 85% das despesas fixas, mas todos os profissionais da instituição continuarão recebendo seus salários regularmente. A despesa com energia elétrica será parcialmente reduzida no período sem aulas presenciais, mas esse item representa menos de 0,5% das nossas despesas. Todas informações financeiras estão disponíveis no portal de transparência da FATEB, mas ficamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

Pedimos desculpas pelos transtornos gerados e contamos com a compreensão de todos nossos alunos e nossas alunas para superarmos juntos esse desafio. Pedimos à Deus que a situação retorne à normalidade o mais breve possível e, principalmente, desejamos saúde a todos vocês e seus familiares. Continuamos aberto ao diálogo e ouvindo sugestões para melhorarmos a FATEB a cada dia. Nos procurem por nossos canais de telefone, e-mail, WhatsApp. Em caso de emergência, a FATEB estará em plantão de atendimento, aberta de segunda à sexta, das 13h às 15h. Juntos, sempre juntos, iremos superar.

 

Atenciosamente,

Secretaria Executiva da Fundação Municipal de Ensino de Birigui